Motor cc,gerador,transformador
O motor CC é uma maquina que, ligada a uma tensão e corrente contínua, transforma a energia elétrica em energia mecânica e energia calorífica.
Os motores de cc podem ser utilizados tanto como motor quanto como gerador. Porém, uma vez que as fontes retificadoras de potência podem gerar tensão continua de maneira controlada a partir da rede alternada, pode-se considerar que, atualmente, a operação como gerador fica limitada aos instantes de frenagem e reversão de um motor.
Ligações dos motores CC.
[pic]
Note os terminais 1 e 2 ligados às escovas e em contato com o comutador da armadura. O enrolamento shunt do estator possui a numeração 5 e 6, e o série a numeração 3 e 4. Lembre-se sempre de que o e nrolamento shunt é formado por muitas espiras de fio de menor seção, enquanto o enrolamento série é formado por poucas espiras de um fio de seção maior.
Motor Paralelo (Shunt):
[pic]
O shunt está em paralelo com a armadura e estão ligados à alimentação. Pode-se inserir um reostato em série com o shunt, para diminuir o fluxo gerado e aumentar a velocidade, mas deve-se ter o cuidado de não eliminar o campo totalmente.
Velocidade praticamente constante e ajustável através de variação de tensão da armadura.
Motor Série:
[pic]
É altamente recomendável que motores série partam com carga, pois com o torque elevado na partida, sem carga, eles tendem a atingir velocidades que podem resultar na destruição do motor.
Conjugado elevado em baixa rotação-Potência constante.
Motor Série-Paralelo (Composto):
[pic]
São dois os tipos de composto: o cumulativo e o diferencial, tudo depende da ligação do enrolamento de shunt. Para mudar de um tipo para o outro, basta inverter a bobina de shunt.
Excelente regulação de velocidade com excelente torque de partida.
Princípios de funcionamento.
Energia elétrica é fornecida aos condutores do enrolamento da armadura pela aplicação de uma tensão elétrica em seus terminais pelo anel comutador(coletor), fazendo com