RELATORIO SOBRE MOTOR CC
1. GERADORES E MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA
1.1 Introdução
O Gerador CC é uma máquina elétrica que possui como finalidade a transformação de energia mecânica em energia elétrica.O funcionamento do Gerador CC baseia-se no princípio da indução eletromagnética, ou seja, quando o condutor elétrico é submetido a um campo magnético, surge no condutor uma tensão reduzida.
Além disso, a magnitude dessa tensão induzida é diretamente proporcional à intensidade do fluxo magnético e a razão de sua variação.
1.2 Gerador CC simples
O gerador cc mais simples é formado por um enrolamento de armadura contendo uma única espira de fio. Este enrolamento de uma espira intercepta o campo magnético para produzir a tensão.
1.1 – Retificação por Meio de um Comutador
A fim de se converter a tensão alternada (CA) em unidirecional (CC), é necessário empregar-se um dispositivo de chaveamento mecânico, que é acionado pela rotação mecânica do eixo da máquina. Consiste de dois segmentos, apoiados no eixo da armadura, mas dela isolados, bem como isolados um do outro. Cada segmento do comutador do condutor é ligado, respectivamente, a um lado da bobina. Desde que os lados da bobina e os segmentos do comutador estão mecanicamente ligados ao mesmo eixo, a ação mecânica da rotação é a de reverter as ligações e a bobina da armadura a um circuito externo estacionário, no mesmo instante em que se inverte a fem induzida no respectivo condutor (isto é, quando o lado da bobina se desloca para um polo de nome oposto).
Em um gerador, a área onde nenhuma tensão pode ser induzida numa espira da armadura é chamada de plano de comutação ou plano neutro. Este plano está a meia distância entre polos norte e sul adjacentes. As escovas são sempre colocadas de modo a produzir um curto-circuito entre as bobinas da armadura que estão atravessando o plano neutro, e simultaneamente a saída é retirada das outras bobinas.
Nesse instante