Tranformador
Um transformador de corrente ou simplesmente TC é um dispositivo que reproduz no seu circuito secundário, a corrente que circula em um enrolamento primário com sua posição vetorial substancialmente mantida, em uma proporção definida, conhecida e adequada. Os transformadores de corrente, também chamados de transformadores de instrumentos, utilizados em aplicações de alta tensão (situações essas onde circulam, frequentemente, altas correntes), fornecem correntes suficientemente reduzidas e isoladas do circuito primário de forma a possibilitar o seu uso por equipamentos de medição, controle e proteção.
Transformador de Potencial (TP) é um equipamento usado principalmente para sistemas de medição de tensão elétrica, sendo capaz de reduzir a tensão do circuito para níveis compatíveis com a máxima suportável pelos instrumentos de medição. Sua principal aplicação é na medição de tensões com valores elevados, ou seja, em seu circuito primário (entrada) é conectada a tensão a ser medida, sendo que no secundário (saída) será reproduzida uma tensão reduzida e diretamente proporcional a do primário. Assim, com menor custo e maior segurança, pode-se conectar o instrumento de medição (voltímetro)no secundário. A razão (divisão) entre a tensão no primário sobre a tensão apresentada no secundário de qualquer transformador é uma constante chamada de relação de transformação (RT).
O autotransformador é um tipo de transformador que não apresenta isolação entre primário e secundário, porque tem uma única bobina enrolada no núcleo. Parte desta bobina é usada como primaria e a outra parcela constituem o secundário.
Transformadores Trifásicos:
São maquinas elétricas estáticas, destinadas a alimentar os sistemas elétricos trifásicos.
Figura 1: TRANSFORMADOR TRIFÁSICO DE DISTRIBUIÇÃO 15 a 300 KVA 15 à 36,2 kv.
CARACTERÍSTICAS:
Com eles, podemos transportar a mesma potência com uma corrente mais baixa, diminuindo as perdas.