RESUMO Instala Es Eletricas
Um motor é uma maquina que converte energia elétrica em energia mecânica de rotação. Quanto ao gerador, é uma máquina que converte energia mecânica de rotação em energia elétrica.
As principais partes dos motores e geradores de corrente contínua são basicamente as mesmas.
A armadura do motor recebe corrente de um circuito externo (a fonte de alimentação), e a do gerador libera corrente para um circuito externo (a carga). Como a armadura gira, ela também é chamada de rotor.
Uma máquina cc tem um comutador para converter a corrente alternada que passa pela sua armadura em corrente contínua liberada através de seus terminais. O comutador é constituído por segmentos de cobre com um par de segmentos para cada enrolamento da armadura. Cada um é isolado dos demais por meio de lâminas de mica e são montados em torno do eixo da armadura, isolados do eixo e do ferro da mesma.
As escovas são conectores de grafita fixos, montados sobre molas que permitem que eles deslizem sobre o comutador no eixo da armadura. Elas servem de contato entre os enrolamentos da armadura e da carga externa.
O enrolamento de Campo produz o fluxo interceptado pela armadura. No motor, a corrente para o campo é fornecida pela mesma fonte que alimenta a armadura. Já no gerador, pode ser uma fonte separada, chamada de excitador, ou vinda da armadura mesmo.
Gerador cc simples é formado por um enrolamento de armadura contendo uma única espira de fio. Este enrolamento intercepta o campo magnético para produzir a tensão.
As bobinas da armadura usadas em grandes máquinas cc são geralmente enroladas na sua forma final antes de serem colocadas na armadura. Existem duas formas de ligar as bobinas:
Enrolamento imbricado simples: as extremidades de cada bobina são ligadas a segmentos comutadores adjacentes. Todas ficam ligadas em série.
Enrolamento imbricado duplo: São dois conjuntos separados de bobinas, cada conjunto ligado em série e através das escovas.