As politicas sociais e o serviço social
Instrumento de reversão ou manutenção das desigualdades?
.Vínculo genético entre o serviço social e as políticas sociais; surgimento simultâneo, desenvolvimento paralelo.
.Divisão sociotécnica do trabalho numa sociedade capitalista na fase monopolista. O assistente social legitima-se profissionalmente como executor terminal das políticas sociais criadas quer dizer legitima-se a partir do desempenho de papéis e funções atribuídos pelo Estado onde essas políticas são criadas e implementadas Políticas sociais são aqui entendidas como um conjunto sistemático de ações que têm como principal função a redistribuição social da renda. ´redistributiva´.
.Jorge Graciarena: as políticas são elaborações apendiculares, cuja função central é a correção, mediante a assistência social, dos efeitos malignos que produz uma determinada estratégia de crescimento capitalista.
Ações do Estado: um caráter compensatório, paliativo, e corretivo suficiente para reverter desigualdades produzidas no mercado em consequência do desenvolvimento capitalista.
Franco: Desigualdade é componente estrutural inevitável de toda sociedade. Onde as políticas sociais são apenas um elemento entre outros para gerar sociedades menos desiguais.
As desigualdades de fundamentam em uma lógica de desigualdades de signo contrário´.
A redistribuição, mesmo sendo desigual e de signo contrário( ao da distribuição original), não reverte à situação de desequilíbrio social , na medida em que ´distribuição original é feita sobre a totalidade dos recursos sociais produzidos ,enquanto esta “redistribuição “ , via políticas , sociais é feita sobre uma pequena parcela deles.
Duplo divórcio, que entendemos equivocado: A) Por um lado, aos aspectos econômicos lhes é retirada qual quer conotação política social quer dizer “despolitizados”, transformando-os em elementos naturais de toda sociedade; B) Por outro lado os aspectos políticos são “deseconomizados”; assim