Politicas públicas
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
CARLA BEATRIZ PEREIRA
CARMELITA VIEIRA MARTINS
Trabalho apresentado à disciplina Políticas Públicas ministrada pelos Professores Especialistas Prof.ª Drª Neiva de Araújo Marques e Prof. M.Sc. Olivan da Silva Rabêlo.
NOVA XAVANTINA-MT MAIO/2013
1 – CONTEXTUALIZAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA
PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
Uma política pública que foi realizada em Nova Xavantina foi o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e corresponde a uma política que é desenvolvida nas Escolas Públicas e Particulares de Ensino.
As condicionalidades para participarem do Programa são: * Ser aluno efetivamente matriculado nas Redes Municipal, Estadual e Particulares; * Estar cursando o 5º e o 7º ano; * Cumprir as atividades propostas no Programa; * Ter frequência.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.
Os recursos foram definidos mediante parceria da Prefeitura Municipal e Governo do Estado através da Policia Militar.
Logo, foi necessário contato com os gestores das escolas para incluírem os alunos no