Politicas públicas
Com uma percepção clara de políticas públicas, todos compreendem a linguagem usada.
Busca -se também assimilar o processo que vai de sua produção à avaliação dos resultados e como as agitações populares podem dele participar, isto é para tentar aplicar nas políticas já em vigor, seja para mostrar alternativas que possam deferir aos interesses da grande parte da população.
Para intervir diretamente nesse processo, principalmente no nível local, procura-se distinguir as probabilidade e espaços existentes, as dificuldades e limites da atual prática, as objecções do projeto de municipalização e as sugestões de caminhos para se edificar propostas articuladas de políticas de desenvolvimento sustentável e integrado.
1.Desenvolvimento
1.1Definição de Políticas Públicas Políticas públicas é uma resolução pacificadora dos conflitos sociais, para que a sociedade possa progredir e sobreviver, uma vez que existem diferentes ideais e valores. É um conjunto de procedimentos formais e informais, formuladas em documentos (leis,
Programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos.
É uma soma de atividades do governo que agem diretamente ou através de delegações, encadeados de forma integrada e lógica, da seguinte forma: planos, programas, ações e atividades e que influenciam a vida dos cidadãos.
São diversas ações estrategicamente selecionadas para a implementação de decisões tomadas, dentre um leque de alternativas.
Construir uma política pública, constitui em definir quem decide o quê, quando, com que efeito e para quem. São descrições relacionadas com a origem do regime político em que se vive, com o grau de sistema da sociedade civil e com a cultura política atual. Nessa acepção, cabe distinguir “Políticas Públicas” de “Políticas Governamentais”. Nem sempre “políticas governamentais” são públicas, embora sejam estatais. Para serem “públicas”, é necessário considerar a quem se designam