Trabalho homem e sociedade
R: "As idéias surgem com o firme propósito de esclarecer e/ou dar origem a alguma coisa, relação, acontecimento. Mas, o que vemos é o deturpar dessa origem e a constante manutenção do estigma da ignorância.
A Ideologia surgiu tendo como base a relação do corpo (ser?) humano com o meio que o cerca, analisando de maneira irrestrita a formação de todas as nossas idéias através do querer, do julgar, do sentir e do recordar, funções primordiais para se chegar a conclusões abstratas quanto ao que se julga ou se questiona como real. E "o termo ideologia aparece pela primeira vez em 1801 no livro de Destutt de Tracy, Eléments d''Idéologie" e o objetivo maior desse estudo era tratar da "elaboração de uma ciência da gênese das idéias".(Idem) . A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescreve.m aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer.
2- Como Cabanis determinou a influencia da moral sobre o físico?
R:No livro "Influências do moral sobre o físico", Cabanis procura determinar a influência do cérebro sobre o resto do organismo, no quadro puramente fisiológico. O ideólogo francês partilha do otimismo naturalista e materialista do século XVIII, acreditando que a Natureza tem, em si, as condições necessárias e suficientes para o progresso, e que só graças a ela nossas inclinações e nossa inteligência adquirem uma direção e um sentido.
3- Como Napoleão Bonaparte inverteu a imagem que os ideólogos construíram para si?
R:Os ideólogos foram partidários de Napoleão e apoiaram o golpe de 18 Brumário (quando Napoleão toma o poder, instituindo o período conhecido como Consulado), pois o julgavam um liberal continuador dos ideais da Revolução Francesa. Enquanto