trabalho homem e sociedade
Países Baixos (em neerlandês: Nederland, literalmente "país baixo"), conhecida também como Holanda, é uma nação constituinte do Reino dos Países Baixos localizada na Europa ocidental. O país é uma monarquia constitucional parlamentar democrática banhada pelo mar do Norte a norte e a oeste, que faz fronteira com a Bélgica a sul e com a Alemanha a leste. A capital é Amsterdã e a sede do governo é Haia. Apesar de ser relativamente pequena, a Holanda possui uma rica tradição cultural e abriga muitas culturas e religiões. Por ter acolhido pessoas de outras origens por muitos anos, a sua população é bem acolhedora.
É um país densamente povoado que é conhecido por seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais, bicicletas e, além disso, pelos valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social, tendo se tornado conhecido por sua política liberal em relação à homossexualidade, drogas, prostituição, eutanásia e aborto.
É um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, fator pelo qual possuí um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano da Europa e do mundo, segmentado em sua forte política de assistência social e direitos considerados essenciais, como educação, saúde e segurança de qualidade, garantidos em nível máximo a seus habitantes.
O país é membro fundador da União Europeia, da OTAN, da OCDE, da OMC e assinou o Protocolo de Quioto.
Os Países Baixos têm sido habitados desde a última glaciação; os vestígios mais antigos encontrados têm uma antiguidade de 100 000 anos, quando o país possuía um clima de tundra com uma vegetação muito escasas.
A origem do povo holandês Os saxões foram uma confederação de tribos germânicas nas planícies do norte da Alemanha, alguns dos quais migraram para a Grã Bretanha durante a Idade Média e se fundiram com os anglos, formando os anglo-saxões, que formariam o primeiro Reino da Inglaterra. Os saxões eram tribos ingvaeônicas, cujas primeiras