Trabalho de homem e sociedade
O trabalho parte da leitura do livro O que é Racismo de Joel Rufino dos Santos, trazendo uma sinopse da obra. Faz uma explanação sobre os aspectos pertinentes ao tema, abordando também o contexto social e histórico em que aconteceu. O artigo centra-se no tema preconceito em geral. Nesse sentido, o trabalho resulta em vários exemplos utilizados no decorrer da obra, confronto de ideias além de trazer algumas considerações sobre o tema na atualidade.
Sumário
1 Introdução
Depois da escolha publica finalmente um juiz decide decretar a integração social nos Estados Unidos da América. Com isso a pequena Judith poderá enfim frequentar uma escola que até então era somente para pessoas brancas. Em seu primeiro dia de aula aprendeu sozinha, reinando única em uma sala vazia, onde apenas ouvia e compartilhava as novas informações com junto à professora. No intervalo, sentou-se sozinha no refeitório, onde saboreou seu maravilhoso lanche preparado com amor e carinho por sua mãe. Voltou à aula e, antes que pudesse assimilar o conteúdo aprendido do ultimo período, ouviu o som da sirene que findava seu primeiro dia de estudo. Acompanhando a sirene, uma expressão de pânico em sua professora, que lhe dirige a frase: “Judith, não importa o que digam, ou como as pessoas rejam, saia dessa escola cantando, sorrindo, de cabeça erguida”.
Ao sair pelo portão da frente, Judith presenciou uma de muitas senas históricas daquele dia, uma multidão de pessoas brancas, contidas por guardas gritavam, cuspiam, xingavam. Judith seguiu o conselho de sua professora, esforçando-se ergueu a cabeça, cantou e saltitou na direção dos braços de sua mãe.
Fatos como esse ilustraram os anos 60 nos Estados Unidos, tornando-o uma espécie de pátria do racismo, porém nenhum recanto do mundo desconhece essas atitudes, essas ações, ações que podem surgir até mesmo em um belo dia de