Trabalho De Homem E Sociedade
Instituto de ciências exatas e tecnológicas
Graduação em Engenharia- Ciclo Básico
Etnocentrismo e Relativismo Cultural
Trabalho referente ao 1º bimestre da disciplina de homem e sociedade ministrado pela profª M.S Andreia Tochio.
Nome: Aléxia Franco Fortunato RA: C7028C-7 Turma: EB1B44 Nome: Bruna de Souza Silva RA: C656DB-4 Turma: EB1A44 Nome: Eriks Carneiro Abilio RA: C4024G-7 Turma: EB1B44 Nome: Eduardo Lacerda Gomes RA: C6967I-9 Turma: EB1B44
Jundiaí
2015
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é discutir os temas etnocentrismo, onde o individuo coloca sua cultura como centro e o relativismo cultural, onde observamos as culturas alheias sem parâmetros, sem julgarmos com um olhar etnocêntrico.
Iremos desenvolver o trabalho com base em estudos antropológicos, buscando explicar a relação do homem com a sociedade. É de conhecimento geral que, em todos os países há uma grande diversidade cultural e por isso iremos através desses temas abordar, quais os impactos que essas diferenças causam na vida das pessoas.
2 ETNOCENTRISMO
Quando um determinado indivíduo ou grupo de pessoas, coloca a sua cultura como centro desconhecendo ou negando as demais, dizemos que estão sendo etnocêntricos. Desde a infância, vamos recebendo de nossos ancestrais suas referências culturais, desde à alimentação até a maneira de se vestir e na maioria das vezes nos restringimos ao nosso método de vida, não dando ênfase aos demais. Com isso, ao analisarmos a diversidade dos outros povos, colocamos a nossa própria cultura em primeiro plano e desvalorizamos as outras, fazemos um julgamento preconceituoso e alienado.
Manifestações de etnocentrismo podem ser facilmente identificadas na história da sociedade, podemos tomar como exemplo o Nazismo, um partido que tinha