politicas públicas
Lúcia Akemi Ikematu Itida – Alfabetização e Letramento
Andreia de Fátima Beasin – Psicopedagogia Clínica e Institucional
Kátia Cristina dos Santos – Alfabetização e Letramento
Questões:
1. Discuta em grupo o caso dos “rolezinhos”: Qual opinião do grupo a esse respeito?
2. Na perspectiva das discussões apresentadas na aula, apresente uma (s) políticas públicas com objetivo de resolver ou atenuar esses acontecimentos.
Atualmente os shoppings centers, são ambientes familiares e considerados pouco mais seguros, sendo assim, muitas famílias frequentam os shoppings pela privacidade, conforto e até mesmo por segurança, que é uma questão problema hoje em dia na sociedade. Em shopping, podemos passear fazer nossas compras, lanchar, proporcionar lazer aos nossos filhos ou netos, portanto, pais podem andar e passear com seus filhos sem muito medo de assalto, vandalismo e arruaça.
Acreditamos que a onda de “rolezinhos” que vem ocorrendo nos shoppings, acaba tirando a privacidade e a liberdade de seus frequentadores habitual, pois ficamos inseguros com medo de qualquer repressão. Por quanto shopping se trata de ambiente familiar.
Em contrapartida, entendemos também que esses jovens não tem local adequado acreditamos que os estacionamentos dos shoppings não é lugar mais adequado para esse tipo de reunião que envolve bebidas, músicas altas, sensualidades extravagantes, etc. Tanta futilidade que se torna espantoso, principalmente nessa faixa etária que o que mais eles tem necessidade é a orientação! Sendo assim, Para iniciar a resolução do problema, deveria ser criado um congresso para se discutir o assunto. O que faz tantos jovens seguirem esse tipo de padrão? Qual interesse que move esse tipo de pensamento e atitude? Isso é realmente diversão? Ou falta de ídolos que acrescente algo de positivo em suas vidas? Essas e muitas outras questões deveriam ser levantadas em conta, pois são representações de