Trabalho sobre recristalização
1 INTRODUÇÃO
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais, então chamamos de cristalização, se for rápido, chamamos de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente.
2 OBJETIVOS
2.1. Entender o que é recristalização.
2.2. Conhecer cada uma das etapas da recristalização: escolha do solvente, cálculo do volume mínino, recristalização e adsorção e cálculo de rendimento.
2.3. Purificar uma amostra desconhecida (remover as impurezas) por meio do processo de recristalização.
2.4. Conhecer o comportamento de solubilidade da amostra em solventes (aquente e a frio).
3 PARTE EXPERIMENTAL
3.1. Escolha do solvente
Tratando-se de uma amostra desconhecida, vários solventes foram testados:
Água, Metanol, Etanol, Acetona, Clorofórmio e Hexano.
Foi colocado em tubos de ensaio devidamente identificados, 0,1g de uma substância desconhecida pulverizada e em seguida foi adicionado gota a gota de 1,0 mL de cada solvente escolhido, com agitação contínua dos tubos. Em seguida os tubos foram aquecidos até a ebulição. Os comportamentos dos diferentes tubos de ensaio, com os diferentes solventes utilizados foram observados e anotados. O processo foi repetido com todos os solventes relacionados até