Processos de Farico
- Muitas vezes para a obtenção do produto final têm de ser utilizadas duas ou mais técnicas antes de se obter o produto acabado. - Os métodos a utilizar dependem de vários factores, sendo os mais importantes as propriedades do metal, o tamanho e forma da peça acabada e o custo.
Fabrico de Materiais Metálicos
Conformação
Fundição
Outros
Forja LaminagemExtrusão Trefilagem
Areia Permanente Molde cerâmico Metalurgia dos pós
Cera perdida Soldadura
A estrutura e as propriedades dos metais estão intimamente ligadas com o processo utilizado na produção das peças. Os principais processos de fabrico são a conformação e a fundição.
Por fundição podem ser produzidos vários tipos de lingotes: -Lingotes de grandes dimensões (secção rectangular) para a produção de folha metálica e chapa por laminagem.
-Lingotes para extrusão, para produzir tubos e perfis estruturados. -Lingotes na forma de barras cilíndricas para produzir varões e fios.
Definição- processos que convertem os metais sólidos em produtos úteis para as industrias de transformação e construção. Através destes processos consegue-se:
- obter as formas desejadas
- melhorar as propriedades
- produzir superfícies com acabamentos específicos.
Inclui a forja, laminagem, extrusão, trefilagem, entre outros (estampagem profunda, traccionamento, dobramento e corte).
As operações de conformação mecânica são processos de trabalho dentro da fase plástica do metal
Para
melhor
entender
os
processos
de
conformação
mecânica dos metais é essencial compreender alguns dos fenómenos que ocorrem durante a deformação dos materiais metálicos
Deformação dos materiais