Politicas Publicas
Este presente trabalho serve como parte da aviliação da cadeira de Politicas públicas do curso APGRH e tem como tema “processso de elaboração de politicas públicas”. A função ou a finalidade do estado é promover o bem-estar de uma socieade, seja na aréa de Saúde, Educação Segurança e muito mais, esse estado para para atingir resultados palpáveis e promover o bem-estar-social da sociedade eles utilizam as politicas públicas.
Politicas publicas é tudo aquilo que o governo implementa aos cidadãos com vista agarantir o bem-estar social.
Dai que surgi a necessidade de estudar as politicas públicas, saber como são elaboradas, quais são as fases ou processos da sua elaboração, como é formulada um a PP e quais são os principais intervenientes no processo de elaboração de politicas públicas. No caso de moçambique existem 5 fases para formulação de uma politica publica: Identificação do problema; Definição de agenda; Formulação da política; Tomada de decisão; Implementação da política e Avaliação (e Monitoria) e cada fase desempenha um papel importante na elaboração de uma PP.
Tambem encontramos 5 intervenites na elaboração de PP nomeadamente: Doadores; Assembleia da República; Partidos Políticos; Organizações ou fóruns da sociedade civil e os Medias nacional, como ajuda de alguns Instrumentos orientadores de políticas públicas (PARPA; ODM; NEPAPQG e EGRSP)
Não tendo mais nada a acrescentar apenas desejar a pessoa que terá a oportunidade de ler e avaliar esse trabalho uma boa leitura, e que seja tolerante caso constante alguns erro, poís o erro é humano.
Política pública (Conceito)
Para efectivamente se alcançar o conceito de política pública deve-se perceber primeiro o que é uma política.
MASC (2010: 23) define política como “um processo ideologicamente orientado para a tomada de decisões, com a finalidade de se alcançar os objectivos ou satisfazer os interesses de um determinado grupo social”. Assim Meny e Thoening (1991) citados por