fundamentos das politicas sociais
2 POLÍTICA E POLÍTICA SOCIAL: FUNDAMENTOS E HISTÓRIAS
Para termos uma visão sobre o Serviço Social e suas práticas junto às Políticas Sociais pesquisamos os diferentes significados da palavra Política.
2.1 O QUE É POLÍTICA
Política é a ciência de governar um Estado ou uma nação e também a arte de negociação para compartilhar interesses. Tem origem no grego politiká, uma divisão de pólis que designa aquilo que é público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.
É a forma como os seres humanos se organizam e como o poder é distribuído entre eles.
É a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Esse governo é exercido pelo poder público, por representantes eleitos direta ou indiretamente pelo povo.
Para alguns a Política é a ciência do poder e para outros é a ciência do Estado.
2.2 POLÍTICAS SOCIAIS NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL
O Assistente Social está diretamente ligado a Política quando traz ao conhecimento dos cidadãos que a política pode lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida, através dos projetos sociais voltados a comunidade, no exercício de cidadãos participativos.
Nos tempos atuais a política Social deve ser reconhecida, segundo Behring (2009, p.1), como “uma mediação entre economia e política, como resultado estruturais engendradas pela luta de classes e alimentadas pelos processos de valorização do capital (...)”.
Em relação à política de assistência, a Constituição de 1988, prescreve que esta política integra, ao lado da política de saúde e previdência, o tripé do sistema de Seguridade Social.
Porém é somente em 1993, que a assistência social é regulada enquanto política pública com a promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), que proclamava entre seus princípios de assistência de forma integrada às outras políticas setoriais e a busca da universalização dos direitos sociais, a