Politicas Publicas
"Saúde pública é a ciência e a arte de evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver saúde física, mental e a eficiência, através de esforços organizados da comunidade para o saneamento do meio ambiente, o controle das infecções na comunidade, a organização dos serviços médicos e paramédicos para o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo de doenças, e o aperfeiçoamento da máquina social que irá assegurar a cada indivíduo, dentro da comunidade, um padrão de vida adequado à manutenção da saúde. A Promoção da Saúde (grifo nosso) é um esforço da comunidade organizada para alcançar políticas que melhorem as condições de saúde da população e os programas educativos para que o indivíduo melhore sua saúde pessoal, assim como para o desenvolvimento de uma "maquinaria social" que assegure a todos os níveis de vida adequados para a manutenção e o melhoramento da saúde".
Entretanto, esse conceito vem sendo aprimorado no decorrer dos anos, através de conferências, seminários e encontros nacionais e internacionais (Brasil, 2002) adaptando-se à realidade mundial. Embora parta de um pensamento advindo de países considerados "desenvolvidos", tais como Canadá, EUA, entre outros e, às vezes, pareça impossível de ser implantado sobre nossa realidade, essa visão vem sendo "reconhecida cada vez mais como um elemento essencial para o desenvolvimento da saúde"6.
Há diversas conceituações disponíveis sobre esse tema que podem ser reunidas em duas grandes vertentes. A primeira está direcionada à implantação de programas educativos que tendem a modificar o comportamento e o estilo de vida do indivíduo e da comunidade. A segunda tende a ampliar o campo de observação da primeira, ressaltando a importância dos determinantes gerais da