cidade de deus
2) Para Piaget a caraterística de epistemologia genética é o individuo no seu processo de construção de conhecimento do nascimento ate a idade adulta , mas seu objetivo principal e o desenvolvimento infantil.
3) O sujeito é um centro de funcionamento. Desenvolver essa ideia pode contribuir para a compreensão do que significa não só um estruturalismo com sujeito (um passo necessário para aqueles que pretendem diferenciar estruturalismo sem sujeito de estruturalismo com sujeito), mas também concepção de sujeito na epistemologia genética.
4) A adaptação é uma das tendências básicas inseparáveis de todas as espécies. Organização constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes.
5) A assimilação corresponde ao processo de recepção do ambiente, de todos os tipos de estímulos e informação, organizando-os para, integrá-los nas formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim novas estruturas.
6) Diferença entre Autorregulação e auto-organização. Auto- organização pode ser detalhada com o exame da noção de evolução da inteligência. Esse detalhamento reflete-se, naturalmente, na concepção de sujeito.
Autorregulação é um conceito cibernético. A cibernética é ciência da regulação: é ciência de máquinas, naturais ou artificiais, cujas operações e correções podem ser realizadas por elas mesmas. A operação de um autômato pode desviar-se de uma meta predeterminada e ser corrigida por dispositivos pré-programados
7) Auto-organização da inteligência tem uma finalidade que é a de se conservar. Preservação do processo de auto-organização que é preserva a invenção incessante de novas possibilidades.
8) Estágios do desenvolvimento intelectual da