calculadora
OBJETIVOS
Explicar o processo de combustão conforme a teoria do tetraedro do fogo.
Explicar a teoria de uma explosão tipo “backdraft”.
Definir as seguintes fases do fogo: fase inicial/queima livre/ “flashover” /queima lenta.
Definir os três métodos de transferência de calor.
Definir os três pontos de temperatura.
Demonstrar os métodos de extinção de incêndios.
Definir as formas de combustão.
1. INTRODUCÃO
O efetivo controle e extinção de um incêndio requer um entendimento da natureza química e física do fogo. Isso inclui informações sobre fontes de calor, composição e características dos combustíveis e as condições necessárias para a combustão.
Combustão é uma reação química de oxidação, auto-sustentável, com liberação de luz, calor, fumaça e gases.
2 Propagação do Calor
O calor pode se propagar de três diferentes maneiras: condução, convecção e irradiação. Como tudo na natureza tende ao equilíbrio, o calor é transferido de objetos com temperatura mais alta para aqueles com temperatura mais baixa. O mais frio de dois objetos absorverá calor até que esteja com a mesma quantidade de energia do outro.
Convecção
É a transferência de calor pelo movimento ascendente de massas de gases ou de líquidos dentro de si próprios.Quando a água é aquecida num recipiente de vidro, pode -se observar um movimento, dentro do próprio líquido, de baixo para cima. À medida que a água é aquecida, ela se expande e fica menos densa (mais leve) provocando um movimento para cima. Da mesma forma, o ar aquecido se expande e tende a subir para as partes mais altas do ambiente, enquanto o ar frio toma lugar nos níveis mais baixos. Em incêndio de edifícios, essa é a principal forma de propagação de calor para andares superiores, quando os gases aquecidos encontram caminho através de escadas, poços de elevadores, etc.
Condução
Condução é a transferência de calor através de um corpo sólido de molécula a molécula. Colocando-se, por exemplo, a