POLITICAS PUBLICAS
Disciplina: Políticas Públicas
Léia Sousa Cavalcante
ATIVIDADE 02
Segunda Semana: 26/07/2014 a 02/08/2014
UNIDADE 02 do Livro Texto (versão on line no AVA)
Visando o acompanhamento da leitura do texto básico, os estudantes irão responder as questões subjetivas que se encontram na página 128 do livro.
1)Identifique, na sua área de trabalho, um “estado de coisas”. Justifique por que você o considera um “estado de coisas” e não um “problema político”. Que tipo de evento poderia fazer com que esse “estado de coisas” se tornasse um “problema político” e viesse a ser incluído na agenda governamental?
Talvez o maior problema considerado como “estado de coisas” na grande maioria dos ambientes de trabalho seria a questão do lixo. Em meu local de trabalho não é diferente... De cara, verifiquei que o lixo produzido é simplesmente descartado sem nenhum tratamento, sem nenhuma coleta seletiva, haja visto o significativo grau de consumo, especialmente de papel e plástico (copos descartáveis), sendo que realmente nada é reciclado ou reutilizado no ambiente de trabalho. Assim, considero a questão do lixo como um “estado de coisas” justamente por tal fato já existir a muitos anos, o que é prejudicial do ponto de vista ambiental, não sendo necessariamente um “problema político” (mas deveria ser...) em face de que as autoridades, tanto no próprio ambiente de trabalho, quanto na esfera de governança municipal não vejo mobilização frente a uma tentativa de modificar essa questão.
Para que essa problemática viesse a ser incluída na agenda governamental e, portanto, se tornasse um “problema politico”, deveria caracterizar uma situação de crise, catástrofe ou calamidade publica junto á sociedade, sendo alvo de noticias junto á mídia, havendo mobilização politica decorrentes de ações coletivas de atores estrategicamente situados, vindo a se tornar