politicas publicas
ADILMA DE SOUZA SOARES
FABIANA FERREIRA DA SILVA APOLINARIO
Josivania Barbosa Sena
Os indicadores sociais nas Políticas Públicas
Arapiraca
2010
ADILMA DE SOUZA SOARES
FABIANA FERREIRA DA SILVA APOLINARIO
Josivania Barbosa Sena
Os indicadores sociais nas Políticas Públicas
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Seminário Temático V.
INTRODUÇÃO A crescente preocupação com a elaboração de indicadores sociais, considerados instrumentos de planificação governamental, surge num momento crítico da história contemporânea, em que o ceticismo e a desilusão a respeito do crescimento econômico, tal como apregoado e definido durante três décadas, se expandem rapidamente e permeiam largos círculos acadêmicos, políticos e administrativos. O aparecimento e desenvolvimento dos indicadores sociais está intrinsicamente ligado à consolidação das atividades de planejamento do setor público ao longo do século XX. Embora se possa citar algumas contribuições importantes para a construção de um marco conceitual sobre os Indicadores Sociais nos anos 20 e 30.
Os indicadores sociais nas Políticas Públicas
Indicador social é uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas, indicador é um parâmetro, ou valor derivado de parâmetros, que indica, fornece informações ou descreve o estado de um fenômeno área/ambiente, com maior significado que aquele apenas relacionado diretamente ao seu valor quantitativo. Temos alguns exemplos de sistema de indicadores sociais: IBGE. Temas: População, Saúde,