politicas publicas
Prof.: José Wellington Data: 09/10/2013
Série: 2º ano A Turno: Vespertino
Alunos: Ítalo Bezerra, Jocineia Oliveira, Karine Silva, Larissa Pires, Marcos Eduardo, Marcos Vinícius, Pauline Bezerra, Viviane Brito.
Economia:
A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Com um PIB (Produto Interno Bruto) nominal de 2,39 trilhões de dólares (4,14 trilhões de reais), foi classificada como a sétima maior economia do mundo em 2011, segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional) (considerando o PIB de 2,39 trilhões de dólares, para 2012) e também a sétima, de acordo com o Banco Mundial (considerando um PIB de 2,09 trilhões de dólares em 2010) e o World Factbook da CIA (estimando o PIB de 2011 em 2,28 trilhões de dólares). É a segunda maior do continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos. Com a desvalorização do real ocorrida em 2012, a economia voltou a ser a sétima do mundo.
O Brasil foi o país que mais aumentou sua competitividade em 2009, ganhando oito posições entre outros países, superando a Rússia pela primeira vez e fechando parcialmente a diferença de competitividade com a Índia e a China.
- World Factbook:
O The World Factbook é uma publicação anual da Central Intelligence Agency (CIA) dos Estados Unidos com informações de base, em estilo almanaque, sobre os países do mundo.
Recursos Naturais:
O Brasil possui nove ecossistemas, compostos por uma fauna e flora diversificadas, presentes em seu território. A Mata Atlântica já ocupou cerca de 50% de todo território brasileiro antes de ser devastada. Hoje somente 10% desse ecossistema que um dia predominou o país ainda sobrevive.
A exploração desenfreada de recursos naturais em todo mundo é motivo de preocupação para ONGs (Organizações Não Governamentais) e estudiosos. Muitos dos recursos explorados não são renováveis ou carecem de um tempo maior para se recuperarem do que permite a exploração descontrolada. Inúmeras espécies já foram extintas e muitas ainda