UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marco Antonio Rosa1
RESUMO
Este estudo apresenta algumas justificativas e argumentos acerca da necessidade da formação continuada em serviço articulada num trabalho coletivo pautado na reflexão da prática docente. O objeto de pesquisa foram os professores dos anos iniciais do ensino fundamental, devido às lacunas em sua formação inicial, seja na habilitação para o magistério ou na licenciatura em Pedagogia, por seu caráter generalista e pautado na racionalidade técnica, ou seja, apenas no saber fazer. Com embasamento teórico centrado nos estudos de Maurice Tardif, Donald Schön e Kenneth Zeichner discutiu-se o desenvolvimento profissional e os saberes experienciais da profissão docente e reflexão/ação. Este breve estudo revelou que a formação continuada nos horários de trabalho coletivo no âmbito escolar é uma excelente alternativa para o desenvolvimento profissional docente, que ao oportunizar discussões coletivas a respeito da prática reflexiva do ensino pode provocar algumas mudanças na ação pedagógica do grupo e na ampliação do conhecimento para se ensinar com qualidade.
Palavras-chave: formação continuada e prática docente reflexiva
1. INTRODUÇÃO
A relevância da temática deste estudo está calcada em dois aspectos, minha necessidade profissional em buscar por um aprimoramento acadêmico refletindo sobre minhas concepções e práticas institucionais, especificamente a formação continuada e por contribuir com a comunidade escolar e aos demais profissionais da educação.
Os demais profissionais da educação podem encontrar neste estudo considerações sobre o desenvolvimento profissional dos professores que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a prática reflexiva docente e sobre o papel do coordenador pedagógico na formação continuada na escola.
Para tanto foi utilizada como metodologia de pesquisa o levantamento bibliográfico que tem por