Politicas publicas
KEILA APARECIDA FERREIRA BERGAMO
resumo
Não há como imaginar um mundo sem política, esta que a primeira impressão nos aspira distancia, pois logo lembramo-nos do cansaço do período eleitoral. Mais num estudo conceitual da Política nos mostra que se trata de um assunto de extrema relevância e necessário ao nosso cotidiano, pois é através dela que são tomadas todas as decisões que concernem ao Estado. Uma forma de se fazer Política é através das políticas Publicas, denominada como o resultado do jogo de poder determinado por leis, que são produzidas pela interação de agentes de pressão que disputam o Estado, onde os atores através de políticas de distribuição e redistribuição de renda promovem ações beneficiando partes desprezadas da sociedade. Estas políticas devem ser acompanhadas e avaliadas para ver se seus objetivos estão sendo alcançados.
Palavra-chave: Política, Políticas Públicas, Avaliação.
INTRODUÇÃO
O termo política, geralmente associado ao período eleitoral, vai alem deste pré-conceito, é descrita como a atividade que diz respeito à luta de poder, dentre uma determinada associação de pessoas.
Segundo Silveira 2007, p 27 “ Política é, desta forma, algo do domínio da ética e da moral, das relações humanas, de suas atividades individuais ou encadeadas coletivamente”.
Falar de Política significa discutir valores e ideias a respeito de um determinado objeto, é também entendida como uma forma de expressão do ser humano no conjunto de suas reações.
Neste sentido as políticas publicas são uma forma de fazer política em resposta aos problemas sociais, são portanto soluções às necessidades da vida coletiva.
A implementação de uma política publica exige um mapeamento do contexto político, econômico e social, e uma caracterização das agencias implementadoras e seus papeis no processo.
Após a implementação deve haver uma avaliação destas políticas, nesta fase é importante a participação da