Apostila de facial
Funções e características
A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. É composta por duas camadas principais: EPIDERME (mais superficial) e DERME (mais profunda).
É um importante termorregulador, pela presença de vasos e glândulas.
A cor da pele é determinada por alguns pigmentos, onde o mais importante é a melanina (melanócito). A diferença da cor da pele é devida principalmente à quantidade de melanina produzida pelas células e sua distribuição.
A aparência da pele depende: idade, sexo, clima, alimentação e saúde.
Ela é o mais extenso órgão sensorial do corpo, para a recepção de estímulos táteis, térmicos e dolorosos. Ela contém cerca de 20% da água total do organismo e 15% do peso corporal.
A pele é responsável pela termorregulação, pela defesa, pela percepção e pela proteção.
Epiderme
A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (células escamosas em várias camadas). A célula principal é o queratinócito, que produz a queratina. A queratina é uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção. Existem também ninhos de melanócitos e células imunitárias, principalmente células de Langerhans, gigantes e com prolongamentos membranares.
A epiderme não possui vasos sanguíneos, porque se nela houvesse vasos ficaria mais sujeita a ser "penetrada" por microorganismos.
A epiderme apresenta várias camadas: Estrato Basal ou germinativo, Estrato Espinhoso, Estrato Granuloso (queratina), Estrato Lúcido,Estrato Córneo.
Derme
A derme é um tecido conjuntivo que sustenta a epiderme. É constituído por colágeno e a elastina e outros elementos.
A derme é subdividida em duas camadas: a camada papilar em contato com a epiderme, e a camada reticular, constituída por tecido conjuntivo onde predominam as fibras colagenosas.
É na derme que se localizam os vasos sanguíneos que nutrem a epiderme, vasos linfáticos e também os nervos e os órgãos sensoriais a eles