Politicas publicas
PITÁGORAS
DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE PARA INCLUSÃO SOCIAL
CONTEUDISTA: ALEXANDRE TRAVERZIM
Tema: História das políticas de inclusão
Introdução Os projetos esportivos se fazem presente em todos os âmbitos da sociedade levando consigo a ideia de mudanças por meio do esporte, mudanças estas, inúmeras, associadas a crianças, jovens, adultos, idosos, ou seja, a todos para transformação social, crítica e cultural. O esporte é traduzido como um bem cultural e assim agrega tantos valores que projetos ou programas esportivos contemplam vantagens diversas para a sociedade, como por exemplo, promoção da inclusão social, desenvolvimento de cidadania, construção de regras e disciplina, aprimoramento de valores pessoais para diminuição da violência, enfim, demonstra sua diversidade e importância em todos os segmentos sociais. Assim sendo é imprescindível compreender as estruturas para elaborar um projeto, pois é em sua formatação que se traduz a idéia de relevância e importância social.
Revisão de Literatura Projeto Esportivo Projeto esportivo é concebido como um projeto que abrange diretrizes que relacionam produtos, serviços, ou atividades em conjunto com o esporte à sociedade. Este projeto pode ter característica educacional, cultural, social e competitiva. Pode-se citar como exemplo de projeto esportivo: - Programa de inserção social de educação pelo esporte do instituto Ayrton Senna cujo objetivo é de, oportunizar a crianças e adolescentes a prática de atividades esportivas, educacionais, artísticas, culturais, sociais e manutenção da saúde, pautado nos quatro pilares da educação propostos pela UNESCO, a fim de que jovens desenvolvam suas competências cognitivas, pessoais, sociais e produtivas. Outro exemplo:
- Projeto segundo tempo, que abrange o maior número de jovens no Brasil, tendo por objetivo, democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão, ocupando o tempo