Politica
Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".[2] O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
POLÍTICA NA ANTIGUIDADE
Os conflitos pelo domínio das melhores terras férteis deram origem no Egito aos nomos:grupos familiares que lutavam e plantavam nas margens do rio Nilo.O chefe político era chamado nomarca,que dirige também os cultos religiosos.A historia começou quando os nomos mais fortes tentaram submeter os mais fracos ;no final de inúmeras lutas formaram-se dois reinos:ao Sul o Alto - Egito e ao Norte o Baixo - Egito.Por volta de 3200 a.C.
POLÍTICA MEDIEVAL
Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias