Motivaçao
Introdução
A motivação é uma das grandes forças impulsionadoras do comportamento humano. Ela determina níveis de desempenho pessoal e profissional, bem como ajuda na qualidade de vida do trabalhador e em relações de trabalho mais saudáveis.
Assim, o trabalhador precisa se motivar e se sentir motivado para que suas ações possam resultar em benefícios para si e para o meio ambiente.
O trabalhador motivado e produtivo é aquele que está no lugar certo, ocupando uma função capaz de explorar e estimular suas potencialidades, bem como lhe fornecer reconhecimento
Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades de seguinte forma:
Auto realização,
Autoestima,
Sociais,
Segurança e
Fisiológicas
Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são iniciantes do processo motivacional, porém, cada individuo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é exagessado, e sim flexível.
O segredo é identificar o que motiva o profissional, ou seja, saber quais são suas aspirações e seus desejos, para então incentivá-lo a alcançar aquele objetivo e a se auto motivar, pois o processo deve ser uma via de mão dupla. Contudo, a motivação ocorre de uma forma diferente para cada pessoa, então é preciso identificar o nível de motivação de cada um.É importante que a empresa tenha clareza sobre seu negócio de atuação, sua missão e sua política organizacional, pois assim contribuíra significativamente para o desenvolvimento do trabalhador e dos seus resultados.
A motivação ao trabalhador também é uma questão de liderança, e isso se traduz em reconhecimento, elogio, incentivo e feedback de ações. Além disso, os líderes devem ficar atentos ao cultivo de um clima organizacional, propiciando um desenvolvimento de boas relações que promovam