Escola x familia
Anton Semionovitch Makarenko, filho de Semion Grigorievitch Makarenko e Tatiana Mikhailovna Dergatchova, nasceu no dia 13 de março de 1888.
Quando completou 7 anos entrou na escola primaria e estudou por dois anos, porem ele já sabia ler e escrever desde os 5 anos, por isso ele tornou-se rapidamente o melhor aluno da escola.
Em 1901 ocorreu a mudança, de toda a família de Makarenko, para uma casa nos subúrbios de Kriukov na cidade de Krementchug. Makarenko gostava de literatura, esportes, musica,etc.
Aos 16 anos ao terminar o ginásio ele tornou-se professor. Um ano depois em 1905 terminou suas aulas pedagógicas recebendo seu certificado de educador. Ele assumiu um cargo como professor de língua russa na Escola Primária Ferroviária de Kriukov, em primeiro de setembro.
Makarenko foi transferido, em 1910 para outra escola pela Direção Distrital de Instrução, pois acusou o diretor-geral da escola em que trabalhava de corrupto e monarquista. Depois desse acontecimento ele adquiriu o respeito dos professores, um ano depois ele foi nomeado inspetor da instrução pública.Ele escreveu um pequeno conto em 1914, sobre a presença da religião na educação. Ele enviou uma cópia manuscrita a Gorki, que enviou-lhe uma critica severa, porem isso veio acompanhado de um incentivo a sua criatividade. Depois de receber essa resposta ele se demitiu da escola em que lecionava, para fazer sua especialização para lecionar no ensino superior no Instituto Pedagógico de Poltava.
Até o fim de 1917 ele participou na organização das equipes responsáveis pela criação da docência operária na Ucrânia.
Um ano depois Makarenko foi escolhido pelo conselho político de Kriukov, para dirigir a escola ferroviária na qual ele lecionou no inicio de sua carreira de magistério. Nesse mesmo ano foi aprovado o decreto “Sobre a separação da Igreja do Estado e a escola da Igreja”, pelo Conselho dos Comissários do Povo em Moscou.
Makarenko muda para a cidade de Poltava em 1919 e assume a