Familia x escola
Instituto de Ciências Biológicas
Faculdade de Educação
Politicas Educacionais
Atividade: Discorrer sobre a revolução tecnológica, a globalização e o neoliberalismo: origens, conceitos, características e relações.
Texto: Educação Escolar: políticas, estrutura e organização – Capitulo I: As Transformações Técnico-científicas, Econômicas e Políticas.
Autores: José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Seabra Toschi
Vivenciamos ao todo até o presente momento três revoluções cientificas e tecnológicas. Cada qual possui suas características, e consequentemente, um conjunto de mudanças na organização mundial. Elas promoveram a construção da situação social vivenciadas hoje por nós. Qualquer esfera da sociedade que almejarmos compreender com profundidade, faz-se necessário discutir as influencias dessas revoluções no âmbito desejado. Sendo assim, objetivo desse texto é promover a articulação entre os conceitos de globalização e neoliberalismo na sociedade, tendo como base o texto apresentado na disciplina.
O que chamamos de globalização refere-se a um momento do capitalismo que estamos vivenciando em que um série de transformações sociais, culturais, econômicas, politicas e educacionais estão acontecendo. É um fenômeno complexo que só foi possível alcançar em função da rede de relações que hoje o mundo estabelece. Contudo, voltemos um pouco antes. Até a segunda metade do século XVIII, observamos que a sociedade é basicamente agrária e feudal.
No feudalismo, a hierarquia era um reflexo do céu. Em função disto existia um conformismo da população quanto à posição social a que pertenciam, fazendo as classes sociais serem imóveis. Era como se Deus definisse o local que cada um devesse ocupar e isto não pudesse ser questionado. A produção era de subsistência, não existindo um mercado bem desenvolvido.
As primeiras modificações a esse cenário surgiram com a primeira revolução industrial. A sociedade se tornou industrial com a