politica
A ética e a política não se misturam, pois atuam em campos diferentes. A política se refere a um todo, enquanto a ética se refere a uma ação individual. A justiça por sua vez se estende a todos, permitindo que os indivíduos tenham uma melhor formação moral.
4. O que significa dizer que “a não indiferença é a essência do valor”?
Algo tem valor quando não nos deixa indiferentes, ou seja, quando nos provoca algum sentimento, que pode ser de atração ou de repulsa.
5. Explique esta afirmação: O ser humano, diferentemente do animal, é capaz, de produzir interdições.
O homem quando deixa o seu estado natural passa a construir sua própria cultura. Com essa mudança vão surgindo novas necessidades, como a de relacionar-se com outros indivíduos, então ele passa a produzir suas próprias leis, nas quais o proíbe de fazer determinadas coisas, mais que são extremamente importantes para se conviver em um meio coletivo, pois é impossível relacionar-se sem normas de conduta.
6. Porque não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo em que a moral tem um caráter histórico e social?
Apesar de a moral ter um caráter histórico e social ela pode mudar de acordo com o tempo e o lugar. À medida que vamos crescendo, começamos a questionar os valores herdados, então passamos a desenvolver nossa própria cultura.
7. Como explicar que na moral convivem pólos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade?
O ato moral por ser livre nos dá o direito de escolha, no qual nos comprometemos, e se nos comprometemos nos tornamos responsáveis, e a responsabilidade nos cria um dever (obrigação). Sendo assim a obediência é uma escolha livre, o que nos possibilita a transgredir as normas, mesmo aquelas que escolhemos respeitar.
8. Mesmo considerando a tolerância um valor máximo da convivência