enfermagem
FIGURAS;
FUNÇÕES DE CADA ORGÃO;
ENZIMAS PARTICIPATIVAS;
PORQUE VOCÊ PERDE O APETITE DEPOIS DE COMER?
OBESIDADE, UM PROBLEMA GENÉTICO?
OPERAÇÃO DE REDUÇÃO DE ESTÔMAGO E COLOCAÇÃO DE ANEL.
ABORDAR TEMAS: REDUÇÃO DO ESTÔMAGO
APRESENTAÇÃO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HAGÁQUÊ OU POWER POINT)
O SISTEMA DIGESTÓRIO
O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
A parede do tubo digestivo, do esôfago ao intestino, é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia.
BOCA
A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação
Dentes
Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.São estruturas duras, calcificadas, presas ao maxilar superior e mandíbula, cuja atividade principal é a mastigação.
A língua
A língua movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolido. Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários: amargo (A), azedo ou ácido (B), salgado (C) e doce (D). De sua combinação resultam centenas de sabores distintos. A distribuição dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfície da língua, não é homogênea.
As glândulas salivares
A presença de alimento na boca, assim como sua visão e cheiro, estimulam as glândulas salivares a secretar saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina.
FARINGE E ESÔFAGO
A faringe, situada no final da cavidade bucal, é um canal comum ao sistemas digestório e respiratório: por ela passam o alimento, que se dirige ao esôfago, e o ar, que se dirige à