Politica e Soiedade
As ações desses jovens têm características políticas, pois envolvem varias pessoas de diferentes culturas, que se reúnem no espaço publicam da cidade para comentar e discutir sobre temas sociais, protestando contra a gestão atual. Diversos obstáculos foram encontrados, começando pela falta de equipamentos para a realização do evento, que se foi conseguindo pelos organizadores do evento, e os impedimentos colocados pela própria prefeitura, questões burocráticas que foram tratadas com resistência dos organizadores.
2. Descreva como a ação dos jovens encontrou meios de se realizar democraticamente fora do sistema da democracia representativa/parlamentar.
Esses jovens promovem a roda. E nesta roda são abordadas várias questões de interesse de algum participante desta. Nesta roda todos tem vez e voz, qualquer pessoa ali presente pode falar, e esta fala não é em vão. Já que a roda adota as causas de seus integrantes para si. É desse modo que eles se realizam democraticamente.
3. Comente como os relatos desses profissionais possibilitam pensar em novas estratégias para ações políticas e participação democrática efetiva.
Os profissionais presentes no ICBEU ressaltaram que o movimento que acontece em baixo do viaduto Santa Tereza, é um movimento cultural. Muito importante para seus integrantes, já que ali eles podiam se expressar, e com isso ocorria uma troca de aspectos culturais, de forma respeitável e democrática. Já que, como dito na questão anterior, todos tinham voz e podiam participar desse movimento cultural. O que acontecia ali era uma situação mais democrática, do que a que vivemos hoje, pois o povo em geral não tem voz, a minoria tem voz. Os integrantes da roda, ali em baixo do viaduto tinham voz entre si, aqui fora frente à prefeitura, de Belo Horizonte, não tiveram voz, por conta da politica que visa governar