O surgimento da profissão
O sistema capitalista, alem da exploraçao, significa tambem a alienaçao do homem. E a obra de Marx é permeada pelas criticas as varias formaas de alienaçao: a religiosa, a filosofica, a politica e a socioeconomica. A alienaçao economica e social reveste-se, principalmente, das seguintes formas: separaçao entre o homem e seu tgrabalho, que o priva de decidir o que faz e como faz: separaçao entre o homem e o produto de seu trabalho, que lhe tira o controle sobre o que e feito com o resultado e os excedentes de seu trabalho, possibilitando a exploraçao. Essas formas de alienaçao se fundamentam na divisao do trabalho, na propriedade privada e na decorrente divisao da sociedade em classes.
A profissao surgi no final do seculo X1X em 1898 na cidade de Nova York Estados Unidos. A burguesia (lasse dominante) necessitava de uma profissao ou profissonal que cuidasse da area social assistindo classe proletaria apartir do aparecimento de classes sociais. A partir da emergencia da questao social ou seja a profissão encontra-se relacionada a particularidade dos poderes dominantes(burguesia industrial, igreja catolica e Estado varguista), com o objetivo de controlar as insatisfações e pauperismo popular.
Quando o Serviço Social surge no Brasil, na decada de 30 do seculo passado, registrava-se no País uma intensificaçao do processo de industrializaçao e um avanço siginificativo rumo ao desenvolvimento economico, social, politico e cultural. Em meados da decada de 30, do seculo XX, quando o serviço social surgiu no brasil, registrava-se no pais uma intensificaçao do processi de indudtrializaçao e um impulso siginificativo rumo ao desenvolvimento economico, social, politico e cultural. Essas mudanças no contexto sociopolitico e eonomico brasileio iniciaramcom a revoluçao de 1930, considerada um evento marcante da historia contemporanea brasileira.
Na realidade, a referida revoluçao pode ser