Politica na saude publica do brasil
SERVIÇO SOCIAL
Política de saúde pública no Brasil
Linhares
Linhares
2012
Política de saúde pública no Brasil
Linhares
2012
Sumário:
Introdução
Neste trabalho serão abordados assuntos relacionados às políticas públicas de saúde no Brasil, onde as questões como as propostas, os desafios da constituição, da organização, a participação da sociedade civil dentre outros assuntos serão abordados de modo a informar sua trajetória desde os antecedentes aos dias atuais, onde serão relatados sobre a promulgação da Constituição de 1988 onde inaugura o sistema de proteção social pautados na Seguridade Social que universaliza os direitos sociais, concebendo assim a Saúde, Previdencia e Assistencia Social como total responsabilidade do estado.
A questão da saúde pública no Brasil, e a intervenção do Estado.
No Brasil, a intervenção estatal passa por varias mudanças efetivamente na década de 30. No século XVIII, a assistência médica era pautada na filantropia e na prática liberal. Concorda - se com Braga quando afirma (Braga e Paula, 1985:41-42) que a Saúde emerge como “questão social” no Brasil no início do século XX, no bojo da economia capitalista exportadora cafeeira, refletindo o avanço da divisão do trabalho, ou seja, a emergência do trabalho assalariado. No ano de 1922 nasce um esquema previdenciário brasileiro considerado mais importante, CAP’s - Criação das caixas de Aposentadorias e Pensões. Os benefícios eram proporcionais às contribuições e foram previstos: assistência médica-curativa e fornecimento de medicamentos; aposentadoria por tempo de serviço, velhice e invalidez, pensão para os dependentes e auxílio funeral.
Em 1930 houve a redefinição do papel do Estado, o surgimento das políticas sociais além de outras reivindicações. As questões da saúde em geral, a situação da Saúde da população, no período de 1945 a 1964 (com algumas variações identificadas principalmente nos anos de 50, 56 e 63, em que os gastos com