Políticas de saúde pública no brasil:
UMA VISÃO HISTÓRICA
Macapá
2012
Jaqueline Freitas
POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL:
UMA VISÃO HISTÓRICA
Trabalho apresentação como
Requisito para obtenção de nota
Parcial da disciplina enfermagem
Em saúde coletiva I, sob orientação
Da Profª Sâmea Marine Bezerra
Da Silva.
Podemos descrever o trabalho da saúde publica como esforço organizado da comunidade, por intermédio do governo ou da instituição, para promover, proteger e recuperar a saúde de pessoas e da população, por meio de ações individuais e coletivas. São exemplos de ações de saúde pública, a vacinação o saneamento básico, prestação de serviço básico, prestação de serviço médicos.
Os índios brasileiros impressionaram os primeiros europeus que aqui chegaram por sua aparência sadia, robusta, isso se devia, sobretudo, o seu modo de vida extremamente natural, e não tinham, de modo geral, hábitos prejudiciais à saúde. Por mais sadio que fosse sua existência, contudo, estava sujeito a acidentes, a violência, a doenças. Quando tal acontecia recorriam ao pajé.
Os primeiros colonizadores não endossavam esse sistema de atendimento. Um dos objetivos dos portugueses era converter os índios ao cristianismo e isso significa neutralizar a influencia dos pajés, inclusive e talvez principalmente, no que se referia aos cuidados de saúde. Os padres jesuítas, encarregados da catequese, exerciam também a assistência aos doentes, não só eles. Com as primeiras expedições colonizadoras, vieram os físicos, como eram conhecidos os médicos de então.
Como era praxe da medicina de então. Os físicos não executavam certas práticas, como sangria e o clister, considerados “inferiores” por que exigiam habilidade manual e eram reservados aos barbeiros - cirurgiões. A assistência hospitalar estava a cargo basicamente das santas casas de misericórdia, surgida já nos primórdios da colonização. A sua função era albergar os doentes, cuidar dele e, quando a