Politica monetaria
Palavras chaves: política monetária, moeda, taxa de juros
1 Introdução
Neste artigo, procuramos tecer algumas considerações sobre o conceito de Política Monetária, suas diversas formas de moeda, seus instrumentos para controle da economia de um país e sua influência na taxa de juros. A abordagem será de maneira clara e sucinta para dar ao leitor um melhor entendimento e conhecimento sobre esse assunto.
2 O Conceito de Política Monetária
Uma das questões fundamentais que direciona a economia de um país é a sua política monetária, assunto que estará sendo abordado neste artigo com o objetivo de tentar simplificar e popularizar este assunto para que se tenha um conhecimento mais amplo sobre o mesmo. Para começar, é preciso antes de tudo entender o que significa a Política Monetária.
“Política Monetária pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas pelo governo com o objetivo de controlar a oferta de moeda e as taxas de juros, de forma a assegurar a liquidez geral da economia do país” (PASSOS, NOGAMI, 2003)
Ao governo, cabe o gerenciamento de todo o sistema financeiro da nação, além de necessitar de recursos para cumprir com as suas obrigações de manter os serviços básicos e a máquina pública. Esses serviços básicos mantidos pelo estado incluem saúde, educação, segurança, assistência social, entre outros, que são feitos diretamente ou através de repasses aos seus entes.
Sabemos que o governo não pode simplesmente emitir cédulas de dinheiro e doar a população, ou para fazer obras, comprar comida, enfim, resolver as mazelas da sociedade doando dinheiro fabricado indistintamente pela Casa da Moeda, porque isso iria gerar uma inflação muito alta, sem possibilidades de controle, bem como o descontrole da taxa de juros.