POLITICA MONETARIA
A Política Monetária pode ser definida como a atuação de autoridades monetárias no controle da oferta de moeda, como meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal
(equilíbrio) do sistema econômico do país, que possui papel fundamental sobre as atividades econômicas e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo.
O Banco Central é o principal órgão do governo que tem a responsabilidade de executar a política monetária. Além de controlar o nível da taxa de juros, o
Banco Central pode também utilizar outros instrumentos da política monetária, que visam controlar a oferta de moeda na economia.
A política monetária tem objetivo de defender o poder de compra da moeda que circula em seu país, sendo ela restritiva ou expansionista.
9
Política Monetária
A Política Monetária consiste no controle da oferta da moeda, de crédito e das taxas de juros, pelas autoridades monetárias, através do sistema bancário exercido por um governo na busca da estabilidade do valor da moeda, para que seja controlada a liquidez global do sistema econômico.
O órgão executor da política monetária é o Banco Central (BACEN), encarregado da emissão da moeda, da regulação do crédito, da manutenção do padrão monetário e do controle do câmbio.
A política monetária age diretamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda. A taxa de juros, dentro da política monetária, definirá o nível de consumo e de demanda. A política monetária é um dos principais instrumentos que o governo utiliza para influenciar o nível de produção, de emprego e a variação dos preços do mercado. Atualmente o principal objetivo da política monetária tem sido de manter a estabilidade dos preços evitando assim, a ocorrência da inflação ou deflação. No Brasil, a política monetária ocorre a partir do Conselho Monetário