Politica fiscal
Mantega: crescimento econômico sustentável será mantido com investimentos http://www.jb.com.br/economia/noticias/2011/09/21/mantega-crescimento-economico-sustentavel-sera-mantido-com-investimentos/ O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresenta em visita aos Estados Unidos, o atual cenário da economia brasileira. Os dados estão no relatório “Economia Brasileira em Perspectiva”, atualizados até o dia 5 de setembro. A publicação mostra os resultados das medidas que o governo brasileiro tem adotado para minimizar os efeitos de eventual agravamento da crise mundial e manter o país em sua trajetória de crescimento. Mantega participa, durante essa semana, do Encontro Anual do Fundo Monetário Internacional em Washington.
Segundo o boletim, o país possui forte mercado doméstico, composto por uma classe média crescente; mercado de crédito sólido, com taxas sustentáveis de crescimento; e baixa exposição de empresas e setor público à volatilidade da taxa de câmbio. Esse cenário permite melhor condução da política econômica.
O governo tem ressaltado que a crise será combatida por meio de investimento e disciplina fiscal, com contenção dos gastos de custeio para aumento dos investimentos públicos. Além disso, recentemente foram adotadas medidas de estímulo à produção, investimento e inovação. Nesse sentido, cita-se o Plano Brasil Maior, a ampliação da faixa do Simples Nacional e a nova política de microcrédito.
Política fiscal
Para adequar as condições do país a um possível agravamento da crise da economia global, o governo aumentou a meta de superávit primário para 2011 e vem promovendo redução nas despesas de custeio. Dessa forma, a política fiscal ganhou uma nova dimensão ao que o ministro denominou o mix da política econômica, com mais política fiscal (custeio) e menos monetária (juros).
Após o anúncio do corte de R$ 50 bilhões, o Governo vem reduzindo os gastos de custeio. Até julho de 2011, houve redução real de 7,1%