Teoria das incertezas
O Principio da Incerteza
O Princípio da Incerteza postulado por Wener Heisenberg se baseia na idéia de Planck e contribuiu singularmente para a criação da Mecânica Quântica. Segundo este princípio nenhuma partícula poderia ter posição e velocidade definida. Quanto mais se sabe a posição menos se conhece a velocidade, e vice-versa. Einstein nunca aceitou plenamente tal princípio, pois essa aleatoriedade quântica não foi prevista nas leis básicas da Física. Foi quando ele fez a famosa declaração: "Deus não joga dados”
.De posse da mecânica do átomo, poder-se-ia pensar em, utilizando a teoria, deduzir a trajetória descrita por um elétron. Para surpresa da comunidade cientifica, a resposta da Mecânica Quântica foi de que era impossível calcular a trajetória pela razão de que não existia trajetória! A proibição dessa existência é expressa através do famoso Princípio da Incerteza, descoberto por Heisenberg em 1927, que afirma a impossibilidade de se determinar simultaneamente a posição e a velocidade de uma partícula com precisão arbitrariamente grande.
Na verdade é possível especificar qualquer uma dessas duas quantidades tão precisamente quanto se queira, mas, a medida que se aumenta a precisão na determinação de uma, perde-se precisão na determinação da outra. Mais precisamente, não é possível estipular que o valor da coordenada x e do seu momento conjugado p sejam dados por X e P com incerteza arbitrariamente pequena. Ao contrário, se x e p designam respectivamente a incerteza no valor da coordenada e do momento, existe a desigualdade, chamada de relação de incerteza, x . p h/4, onde h é a constante de Planck. Uma vez que a constante é muito pequena (6,6 x 10-27 erg. seg ), a relação de incerteza é de pouca importância para a experiência ordinária. Por exemplo, o erro na determinação da posição e da velocidade de um satélite artificial é absolutamente irrelevante mesmo para os mais