- Algarismos significativos, a teoria dos erros e as incertezas.
Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá:
- Identificar Medidas;
- Comparar Medidas;
- Apresentar de várias formas as medidas de um gráfico;
Introdução teórica:
As Ciências chamadas Exatas (a Física, a Química, a Astronomia, etc.) baseiam-se na "medição", sendo esta sua característica fundamental. Todos temos uma certa noção do que é medir e o que é uma medida. Há diferentes coisas que podem ser medidas: o peso, comprimento, o tempo. Também podem ser medidos volumes, áreas, temperaturas, etc. Tudo aquilo que pode ser medido é chamado de Grandeza Física. Medir é comparar uma quantidade de uma grandeza qualquer com outra quantidade da mesma grandeza que se escolhe como "unidade".
Algarismo Significativos
Os algarismos significativos de uma medida são todos os algarismos corretos (exatos) desta medida juntamente com o primeiro algarismo duvidoso. Por exemplo, se ao medir o volume de uma amostra líquida numa proveta de 25 mL, cuja menor divisão é 0,1mL, encontrou-se o valor 17,24 mL, este resultado tem quatro algarismos significativos, o 1 e o 7, que são os algarismos corretos ou exatos, e o 2 e o 4, que são os algarismos duvidosos.
O algarismo duvidoso sempre está na casa decimal em que está o limite do erro do aparelho de medida utilizado. Como o limite de erro de uma proveta corresponde à metade de sua menor divisão, no caso da proveta acima mencionada, este limite é de 0,05 mL; por isto que no valor 17,24 mL o dígito 4 corresponde ao algarismo duvidoso. Já no caso de um valor de massa igual a 7,241 g, medido numa balança cujo fundo de escala é 0,001g (para balanças, o limite de erro é igual à menor divisão), os dígitos sete, dois, e quatro são conhecidos com certeza e o um é o algarismos duvidoso.
Se à esquerda de um número só houver zeros, estes zeros não são algarismos significativos. Nos números que não têm vírgula decimal, os