Politica Educacional E Praticas De Gestao
Política Educacional e Prática da Gestão Escolar∗
Vitor Henrique Paro∗∗
Resumo
A prática da gestão escolar deve ser preocupação da política educacional, especialmente na dimensão de sua progressiva democratização. Isso envolve um conceito de democracia rigoroso que leva em conta a convivência livre entre sujeitos, que impregna a própria prática pedagógica e contempla a participação autônoma de todos os setores envolvidos na escola. A provisão de mecanismos de participação (conselhos escolares, processos eletivos de dirigentes, direção colegiada etc.) devem, por conseguinte, servir a um processo de tomada de decisões que favoreça o esforço coletivo de realização da educação de qualidade, condizente com a constituição de personalidades humano-históricas.
A gestão escolar é importante porque a educação escolar é importante. É por meio da educação que se constroem seres humano-históricos, que transcendem a mera realidade natural e se formam como personalidades autônomas na convivência com outros cidadãos.
Mas a educação escolar só se realiza se, com relação à unidade escolar, forem dispostos e utilizados os recursos de forma intencional e organizada para atender aos objetivos que se tem em mente. Por isso, toda política educacional preocupada efetivamente com o provimento de uma educação escolar de boa qualidade para a formação de cidadãos livres deve interessar-se em grande medida pela prática administrativa que se efetiva nas escolas.
Preocupar-se com a prática administrativa de nossas escolas envolve ter em conta a coerência entre meios e objetivos na realização da atividade educativa. A educação, entendida como emancipação humana, precisa levar em conta a condição de sujeito tanto de educandos quanto de educadores. Daí que ela só pode realizar-se de forma democrática, o
∗
Sob o título de “Democratização da Gestão Escolar”, uma versão preliminar deste texto foi publicada em:
FÓRUM NACIONAL DA EDUCAÇÃO, 2., 2002, Santa Cruz do Sul. Anais: humanizando teoria e