Politica de preços
Podemos analisar que ambiente econômico atual, de alta competitividade, exigência de produtos com alta qualidade e preços moderados, a gestão estratégica de custos torna-se fundamental para o estabelecimento da política de preços das empresas. Nesse sentido, a Contabilidade de Custos é responsável por fornecer subsídios ao processo de formação de preços por meio de ferramentas de planejamento e controle de custos, porém existem diversos fatores a serem considerados. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é contribuir, por meio de um referencial teórico, para uma reflexão a respeito da política de preços e custos adotada pelas empresas no contexto econômico atual, bem como para o conhecimento da participação efetiva da contabilidade de custos neste processo. Nota-se que a gestão estratégica de custos é de suma importância no processo de estabelecimento de preços de venda, porém não se constitui única vertente a ser considerada, sendo que a formação da política de preços adotada pela empresa deve levar em consideração dois aspectos principais: análise do mercado de atuação e análise de custos do produto ou serviço. Como sugestão para trabalhos futuros, recomenda-se a realização de pesquisas aplicadas voltadas a conhecer as práticas gerenciais utilizadas atualmente por empresas de diversos setores.
Política de desnatamento
Compreende a fixação de um preço que seja bastante elevado em relação aos preços esperados pelo público. O vendedor pode manter essa política de preços por tempo indeterminado ou baixar, mais tarde,para entrar em novas fatias de mercado. O desnatamento trata de artigo inédito ou diferente dos demais, na fase inicial de um ciclo de vida.
Política de penetração
Como podemos ver na política de penetração ,segundo essa política, um preço baixo é fixado, a fim de conquistar de imediato a clientela. Pode ser a etapa posterior à política de desnatamento. Se o mercado é promissor, pode ser conveniente sua