Politica de distribuição
Trabalho Realizado por:João Palma Nº 090319077João Simões Nº 090319079Raquel Santos Nº 09319089Soraia Correia Nº 090319029 | Docente: Mª De Fátima Rodrigues | Sónia Pires | Setúbal, 10 de de 2011 |
Índice:
1. Introdução 2. Análise de Mercado
2.1 Bebidas Refrigerantes
2.2 Pepsi
2.3 Concorrentes
3. Análise de dados e identificação do problema
3.1 Software Nitro
3.2
Introdução:
No âmbito da unidade curricular de Política de Distribuição, foi-nos proposto uma análise detalhada relativa à política de distribuição de uma empresa/marca/categoria de produtos, no mercado dos refrigerantes. Para este efeito a ferramenta a utilizar será o programa Nitro, que permite a recolha de informação da base de dados Nielsen a partir do Excel.
Dentro destes parâmetros foi solicitada a escolha de uma marca de refrigerantes, pelo que, decidimos analisar a marca de refrigerentes PEPSI, marca essa que pertence á categoria das Colas segundo o Anuário da Nielsen Food de 2008.
De um modo geral, existem dois grandes grupos, o grupo INA (Índice Nielsen Alimentar) e o grupo INCIM (Índice Nielsen Consumo Imediato).
O objectivo do estudo, num âmbito específico, prende-se com a análise crítica dos resultados obtidos relativamente à marca escolhida e aos seus concorrentes da mesma categoria - as colas, respondendo assim aos problemas detectados na implantação da sua política de distribuição.
Desta forma, foi possível verificar os diferentes comportamentos relativamente às variáveis de vendas, quotas de mercado, distribuições numéricas e ponderadas. Tais comportamentos que possibilitam a identificação dos problemas existentes na política de distribuição da Pepsi, referentes às várias áreas de actuação da marca.
Numa fase seguinte, será apresentada uma análise dos actuais canais de distribuição e fluxos existentes entre eles, assim como os service output’s mais relevantes para cada segmento.
Por