Politica de distribuição de dividendos ou juros sobre o capital próprio estudo de caso: oi
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E
ECONOMIA - FACE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Politica De Distribuição De Dividendos Ou Juros Sobre O Capital Próprio
Estudo De Caso: Oi
Prof.ª: Daiana Pimenta
Alunos: Renan Marçal Manzi
Goiânia, junho de 2011
RESUMO
A proposta deste trabalho consiste em analisar a política de distribuição de dividendos, da Companhia Tele Norte Celulares Participações S.A (TNCP), mais conhecida como “OI” uma organização do setor de serviços de telefonia móvel.
Decisões sobre a distribuição de dividendos ou não é de estrema importância para o sucesso de uma organização junto aos acionistas e conseguintemente as oportunidades financeiras da organização. Acionistas descontentes com o não recebimento de dividendos podem não quererem mais ações de uma determinada companhia e desta forma prejudicar a mesma na obtenção de financiamento futuros, e ao mesmo temo sabemos que a retenção de lucros pode ser um fator primordial na capitalização da organização para realização dos investimentos necessários ao seu crescimento.
Como resultado o presente trabalho demonstrou que a TNCP optou por retê a maior parte do lucro líquido atribuídas aos aos seus acionistas e consequentemente pagar juros sobre o capital próprio, distribuindo o restante na forma de dividendos. Porém a politica adotada pela organização parece acertada uma vez que o lucro líquido alcançado pela organização no ultimo exercício social obteve um considerável crescimento.
Palavras-chave: Dividendos, Juros Sobre o Capital Próprio, OI e TNLC.
Introdução
A política de dividendos de uma grande empresa de capital aberto, certamente é um fator importante para atrair novos acionistas.
Decisões sobre a distribuição de dividendos ou não é de estrema importância para o sucesso de uma organização junto aos acionistas e conseguintemente