Politica das Coreias
É um país do Leste Asiático que ocupa a metade norte da Península da Coreia. Sua capital e maior cidade é Pyongyang. A Zona Desmilitarizada da Coreia serve como uma área de divisão entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. O Rio Amnok e o Rio Tumenformam a fronteira entre a Coreia do Norte e a República Popular da China.
A península foi governada pelo Império Coreano até ser anexada pelo Japão, após a Guerra Russo-Japonesa de 1905. Com a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Coreia foi ocupada pelos Estados Unidos e pela União Soviética, e dividida em dois países distintos. A Coreia do Norte recusou-se a participar da eleição supervisionada pelas Nações Unidas, feita em 1948, que levava à criação de dois governos coreanos separados para as duas zonas de ocupação. Ambos Coreia do Norte e Sul reivindicavam soberania sobre a península inteira, o que levou-os à Guerra da Coreia de 1950. Um armistício de 1953 suspendeu o conflito; no entanto, embora um tratado de paz tenha sido assinado, os dois países continuam formalmente em guerra entre si. Ambos os Estados foram aceitos nas Nações Unidas em 1991.
A Coreia do Norte é regida sob um governo Juche autodeclarado com um acentuado culto de personalidade organizado em volta de Kim Il-sung (o fundador da Coreia do Norte e o primeiro e único presidente do país) e seu filho e herdeiro, Kim Jong-il. Após a morte de Kim Il-sung, em 1994, ele não foi substituído, mas sim recebeu a designação de "Presidente Eterno", e foi sepultado no Palácio Memorial de Kumsusan, no centro de Pyongyang.
Embora a posição ativa de presidente tenha sido abolida, em deferência à memória de Kim Il-sung, o chefe de Estado de facto é Kim Jong-il, que é o Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte.
A legislação norte-coreana é a Suprema Assembleia Popular, atualmente presidida por Kim Yong-nam. A Assembleia Popular Suprema (APS) é o parlamento unicamaral da República Popular Democrática da