Economia
João Ascensão
Coreia do Norte aconselha estrangeiros a deixarem Coreia do Sul
Depois dos diplomatas em Pyongyang, a Coreia do Norte avisa agora os estrangeiros que residem no vizinho do sul a deixar o país. Norte-americanos garantem que não há razões para ir embora.
Carlos Abreu
9:09 Terça feira, 9 de abril de 2013
A Coreia do Norte aconselhou os estrangeiros residentes na Coreia do Sul a deixarem o país porque estão em perigo em caso de conflito. Esta é a última ameaça dos norte-coreanos, que na semana passada já tinham convidado os embaixadores a deixarem Pyongyang com o mesmo argumento.
"Não pretendemos ferir estrangeiros na Coreia do Sul se houver guerra", informou o Comité para a Paz norte-coreano Ásia-Pacífico, citado pela agência de notícias estatal da Coreia do Norte, KCNA.
Segundo a agência Reuters, poucas embaixadas em Seul aconselharam até agora os seus cidadãos a deixar o país. A embaixada dos Estados Unidos, por diversas vezes ameaçados pelo regime norte-coreano, disse aos seus cidadãos que não há sinais de ameaça iminente.
Ontem, Pyongyang suspendeu as operações no complexo industrial de Kaesong, único elo de ligação entre as duas coreias, ao impedir os cerca de 54 mil trabalhadores norte-coreanos de irem trabalhar. Os autocarros que os transportam habitualmente ficaram nas garagens.
"Os norte-coreanos não vieram hoje trabalhar e a produção está parada na nossa fábrica em Kaesong", disse a porta-voz de uma fábrica de pronto-a-vestir.
No complexo permanecem cerca de 475 sul-coreanos, entre trabalhadores e gestores.
João Ascensão
A Coreia do Norte
Coreia do Norte é um país do Leste Asiático que ocupa a metade norte da Península da Coreia. A sua capital e maior cidade é Pyongyang. A Zona Desmilitarizada da Coreia serve como uma área de divisão entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. A península foi governada pelo Império Coreano até