South korea defense white paper 2010
Licenciatura em Relações Internacionais Estratégia das Grandes Potencias
SOUTH KOREA DEFENSE WHITE PAPER 2010
Docente: Prof. Dr. Luís Tomé Discentes: António Garção - Nº 20090760
INTRODUÇÃO
O DEFENSE WHITE PAPER 2010 (DWP) da Coreia do Sul, é o documento condutor da política de defesa sul-coreana, não só perspectivando a segurança nacional, mas também regional, com especial incidência sobre a Coreia do Norte, como também realça os desafios globais que ameaçam a segurança internacional, muitos deles transfronteiriços e de difícil resolução como o terrorismo, a pirataria marítima, a proliferação de ADMs, entre outros. O que me proponho com este trabalho é analisar e perspectivar a política de segurança sul-coreana desenvolvida neste DWP, com especial incidência a ameaça norte-coreana, a aliança Coreia do Sul – E.U.A. e a Estratégia de Segurança Nacional.
SEGURANÇA REGIONAL
O Nordeste Asiático é uma área particularmente sensível na área de segurança, em que os múltiplos atores cooperam multilateralmente (tanto economicamente como militarmente), mas apesar dessa cooperação, as tensões e conflitos existentes agravam as relações entre os vários atores regionais.
“Mismanagement and improper handling of emerging issues and lingering problems will be detrimental to South Korean security as well as to stability and peace throughout Northeast Asia”1
Questões como disputas territoriais, demarcação de zonas marítimas, ameaça nuclear (Coreia do Norte), separatismo (Taiwan) têm fomentado uma aceleração a corrida ao armamento pelos vários atores regionais, incluindo a Coreia do Sul.
Para além dessa corrida militar, é visível um estreitamento de acordos de segurança multilaterais, envolvendo áreas mais abrangentes, como por exemplo a rede Asia-
1
Por Youing Koo Cha in South Korea Defense Posture.
Pacifico, amplamente aproveitada pela Coreia do Sul, através da rede de acordos regionais, com a