Física e o consolador
Tema do dia 15/09/2012: FÍSICA
Segundo a Doutrina Espírita, a lei divina (ou lei natural) abrange as leis físicas e as leis morais.
Espíritos (almas, seres pensantes) não são sujeitos às leis físicas, mas a partir do momento em que se revestem de perispíritos, que são feitos de matéria quintessenciada (ou fluidos espirituais) tornam-se sujeitos a elas.
Até o século XVI, a física era completamente dominada pelos conceitos filosóficos de Aristóteles (384 – 322 AC). Na visão aristotélica os objetos na Terra seriam formados por diferentes combinações de apenas quatro elementos – fogo, terra, água e ar.
Já os corpos celestes tinham, segundo Aristóteles, um comportamento diferente. Eles não eram formados pelos elementos fogo, terra, água e ar, como os corpos terrestres, mas por um quinto elemento, considerado imutável ou “incorruptível”, chamado quintessência.
No século XVI com os trabalhos do astrônomo polonês Nicolau Copérnico
(1473 – 1543) onde ele propunha que o movimento observado dos corpos celestes também poderiam ser explicados através de um modelo onde o Sol, e não a Terra, fosse o centro do universo e em torno do qual todos os corpos celestes, incluindo a Terra, orbitariam (sistema heliocêntrico). o cientista italiano Galileo Galilei (1564 – 1642) foi o primeiro a apontar um telescópio para o céu, aperfeiçoá-lo e usá-lo como um instrumento científico de observação astronômica.
Newton nasceu no mesmo ano da partida de Galileo para a pátria espiritual (1642). Esta coincidência simboliza a continuidade de um pensamento científico que vem norteando até os dias de hoje a forma como as atividades de pesquisa em física são conduzidas.
Leis físicas : Lei da Inércia; Lei da Gravidade; Lei da ação e reação
O conceito de determinismo dominou o pensamento científico nos dois séculos que se seguiram à formulação da mecânica de Newton e só foi forçado a ser revisto com o surgimento da mecânica quântica no início do