estudo sobre o espirito santo
Pr. Renildo Santos.
Igreja Apostólica Renovação Cristã. Devido às várias interpretações quase sempre equivocadas atribuídas ao Espírito Santo, temos de zelar por uma compreensão ortodoxa da disciplina teológica que o envolve, a paracletologia.
Para que você possa saber o que certos grupos pensam sobre a pessoa do Espírito Santo, gostaríamos de relacionar, nesta introdução, alguns pensamentos distorcidos acerca do assunto:
A Fé Mundial Bahaí afirma que o Espírito Santo é uma energia divina de Deus que concede poder a cada manifestação.
O Alcorão, a “Bíblia” islâmica, se refere a Jesus como o Espírito Santo de Deus. Os eruditos muçulmanos veem o anjo Gabriel como o Espírito Santo.
Para o budismo e o hinduísmo, o ensino e a pessoa do Espírito Santo não existem.
Os judeus creem que o Espírito Santo é outro nome para a atividade de Deus na terra.
O pensamento do mormonismo a respeito do Espírito Santo é que Ele é um Deus separado do pai e do Filho. Ele é uma substância líquida pelo qual o pai exerce sua influência.
O espiritismo o entende como uma falange de espíritos, negando, assim, sua personalidade e divindade.
Os unicistas (Igreja Local, Tabernáculo da Fé, Adeptos do Nome Yehoshua e suas Variantes, entre outros) creem que o Espírito Santo é o próprio Jesus.
1º Definindo o tema: ------------------- 4 e 5; 1.1 Paracletologia
1.2 Pneumatologia
2º Personalidades do Espírito Santo. -------------- 6; 3º símbolos --------- 7; 4º Divindade ----------- 8; 5º Obra do Espírito Santo -------------- 9 e 10; 6º Manifestações do Espírito Santo no A.T. --------------- 11;